Não é nada fácil encontrar qual o distintivo mais estranho do futebol brasileiro, ou qual o escudo mais feio. Dizem uns que são distintivos criativos. Mas, aqui, caro leitor, criatividade não passa de uma maneira educada de dizer que o escudo é horrível! Durante o campeonato brasileiro é difícil encontrar distintivos muito feios, ou escudos escrotos ou estranhos. É por isso que em tempos de campeonatos estaduais pelo Brasil, é preciso aproveitar, ir à forra!
Veja que no escudo do Nova Iguaçu FC há uma laranja no topo (?), mas impagável mesmo é o tigre (?) com asas (!!!!) – teria tomado Red Bull? – no centro do distintivo. Vale dizer que a cidade de Nova Iguaçu é conhecida como Terra da Laranja, e o time é chamado de Carrossel da Baixada, alusão à seleção holandesa da Holanda. A propósito, você acha que a referência é por causa do futebol do Carrossel Holandês, ou por causa da mesma cor de uniforme?
E tem o distintivo do Linense(interior de SP). Note a criatividade do escudo, em outros termos,escudo feio. É impossível não deixar de notar como o distintivo do Linense abriga um delicado elefante… A história é mais curiosa que o mascote. Era o ano de 1952. Quando o Linense foi campeão da Segunda Divisão do campeonato paulista. Dizem que foi o maior título da história do clube. Seja como for, a lenda conta que os torcedores, tão felizes, resolveram desfilar em elefantes, de um circo que passava pela cidade do interior paulista.
O próprio Linense, o Elefante da Noroeste, assume que ele pode caminhar devagar, mas é temido pelo seu tamanho…